DIÁRIO DE VIAGEM 6 (ÚLTIMO) | A VALSA FINAL DE VIENA

Fotografia tirada em Bled (Eslovénia)


E eis que já estamos em Portugal! Isso mesmo. Acabámos de regressar da nossa maravilhosa e intrépida eurotrip

Decidimos, após mais de 2 semanas na incrível Croácia, que chegara a hora de regressar à nossa pátria. Esta decisão foi tomada de ânimo leve e deveu-se, sobretudo, a dois principais motivos: 

1. Devido às limitações inerentes à situação da pandemia, vimos que, ao longo do tempo, começou a ser mais complexo desenhar um plano de viagem totalmente à nossa imagem, ora porque teríamos de estar sempre preocupados com os novos desenvolvimentos e restricções impostas pelos governos, ora porque, como sempre optámos por viajar por países com outro entendimento e gestão da pandemia (sem ter de recorrer a testes nem a quarentenas), começaram a escassear soluções de transporte que nos levassem até onde queríamos (supressão de linhas de autocarros entre países, sobretudo). Portanto, dada toda a ginástica de decisões e roteiros que já havíamos traçado, o "cerco" começou a apertar e, serena e conscientemente, optámos por interromper a nossa viagem antes do previsto.

2. Durante toda a viagem estivemos atentos a todos os novos desenvolvimentos da pandemia, seja em Portugal, na Europa e no mundo, por isso, sempre que eram noticiadas novas informações e decretadas novas medidas restritivas, uma parte de nós ficava triste e inquieta por não poder estar fisicamente presente junto dos nossos. Portanto, o nosso dever cívico falou mais alto e achámos por bem voltar às nossas raízes, levando alguma luz e conforto, na medida do possível, ao nosso país, à nossa família, amigos e conhecidos. 

O sentido de missão move montanhas e foi por elas que passámos atravessando de autocarro toda a Croácia em direcção a Viena, na Áustria, onde apanharíamos um voo com destino ao Porto, em Portugal. 

Assim, a nossa passagem pela Áustria foi relâmpago. Tencionamos regressar numa outra altura. É uma cidade encantadora. Abaixo, alguns dos registos que fizemos, em dias chuvosos com o charme tipicamente outonal. 



Na estrada a caminho de Viena

Parque Volksgarten


Rua de Viena


Palácio Imperial de Hofburg



Parque Stadtpark



Naschmarkt, o mercado mais conhecido de Viena 


Gesellschaft der Musikfreunde Archiv. Bibliothek und Sammlungen


Albertina Modern, Museu de Arte Moderna 


Igreja de São Carlos Borromeu, Karlskirche


Em jeito de conclusão, fazemos um balanço extremamente positivo desta aventura em tempos de pandemia. Passámos por Itália, Roménia, Eslovénia, Croácia e Áustria. Garantimos que cada país era um mundo à parte no que se refere à forma de lidar com os desafios actuais. Então, a Roménia, a Eslovénia e a Croácia merecem o nosso destaque pela forma humana com que lidavam com o vírus, com discernimento, ponderação e muito respeito pelo próximo e pela natureza. Assistimos a momentos inesquecíveis: crianças a correr e a brincar descalças na Roménia, pessoas mais velhas muito activas e joviais na Eslovénia, famílias a fazer praia e a contemplar paisagens únicas na Croácia. 

Vimos tanta, mas tanta, vida que, por meros momentos, esquecemo-nos que há quem esteja apenas a sobreviver, seja por escolha ou por imposição. Mas, mas não será sempre tudo uma escolha? Uma coisa é certa, entre viver ou sobreviver, nesta viagem, nós optámos por VIVER. Esperemos ter-vos inspirado a também vocês viverem os vossos sonhos. O tempo é agora. O tempo sempre foi agora. VIVER É AGORA.


Até breve e sejam livres e felizes!

a poeta & o atleta | sandra & ricardo


Alpes austríacos (vista do avião no trajecto Viena-Porto)


***



Comentários