O Outono de Bérgamo

Somos a poeta & o atleta, projecto de viagens, poemas e paisagens. Irmãos & parceiros de aventuras, a Sandra é a poeta e o Ricardo é o atleta. Inquietos e afoitos, decidimos viajar pela Europa neste último trimestre de 2020. A nossa atual localização é a enigmática Roménia.

A partir do Porto (Portugal), fizemos uma escala em Bérgamo (Itália) e aproveitámos ao máximo o período de 7h que tínhamos disponível para conhecer uma parte dessa encantadora e pitoresca cidade.

Uma parte porque, como tínhamos todas as malas connosco (não tivemos oportunidade de as deixar no aeroporto), optámos por visitar a parte mais alta da cidade (Città Alta). Deslocámo-nos de autocarro e, no cimo de Bérgamo, pudemos contemplar toda a sua admirável vista.

Em pleno período outonal, ficámos maravilhados com os vilarejos, o aspecto rústico das casas, a serenidade dos parques, a solitude das ruas; o tempo que pára para aconchegar quem calcorreia as veredas à procura de si mesmo.

Num dos parques (ver na galeria de imagens abaixo), fizemos um piquenique, repousámos o corpo e o espírito e registámos em vídeo e em fotografia esses momentos de profunda conexão com a natureza. Já no papel, o registo dos versos se impôs. Tal como a urgência dos viajantes. A cada cidade, uma memória. A cada memória, um poema.

Até ao próximo!








o manto marrom esvoaça sobre o nosso espanto
outrora fomos outros
em grandeza nos igualamos
quais enamorados ansiando
o mútuo entendimento
também nós transbordância
e algo mais
caberia
sempre cabe
ao pó à fuligem à miragem
se o corpo é já sonho
se o azul é já noite
pelas cidades navegamos
comungando da turbulência
quais cristais espelhando o todo
cientes do belo
somos passageiros
não vamos sós.

Sandra Santos, a poeta



***



Comentários