DIÁRIO DA VIAGEM 3 | O ENCANTO DE SINAIA E BRASOV

Estando em Bucareste, as possibilidades para viajar dentro do território romeno são múltiplas, por isso, seleccionámos alguns pontos turísticos mais interessantes e partimos à sua descoberta.

São muitas as páginas de viajantes que recomendam uma roadtrip pela zona da Transilvânia, região afamada devido, entre muitas coisas, à popular obra "Drácula" escrita por Bram Stoker. O Castelo de Bran, situado em Bran (próximo da cidade de Brașov, no condado com o mesmo nome), é um monumento nacional e um marco histórico da Roménia. Esta fortaleza popularizou-se como sendo o "Castelo do Drácula", o que não é totalmente certo. Ora, ao que parece, Bram Stoker inspirou-se na história do Príncipe Vlad Tepes (conhecido como “O Empalador”, que governou o principado de Valáquia) para escrever “Drácula”. Culminou que com a criação deste personagem carismático, por extensão, impôs-se o mito que a Roménia seria um país de vampiros.

Castelo de Bran; Bran, Brașov, Transilvânia

Até onde podemos saber, asseguramos que não! :’) De qualquer forma, a ambiência da região da Transilvânia, pelo seu mistério e carisma, é propícia à construção de mitos e abstracções, típicos de mentes e almas inquietas, como é o caso dos escritores. ;)

O que é certo é que, pela logística apertada de tempo, acabámos por não visitar a tão afamada região de Bran e centrámo-nos nas regiões de Sinaia e Brașov.

Com uma mala às costas, pois iríamos passar o fim-de-semana naquelas cidades, partimos da estação de comboios norte de Bucareste (Gara de Nord), aproximadamente, às 8h15, e chegámos à cidade de Sinaia às 9h45. Caminhando até ao centro de Sinaia, fomo-nos deparando com as construcções pitorescas que em muito destoavam daquelas a que estávamos habituados a observar em Bucareste.

Construcções várias em Sinaia

Parque Dimitrie Ghica, Sinaia

Após almoçarmos no parque Dimitrie Ghica, fomos finalmente conhecer a parte mais alta da cidade, nomeadamente o famoso Castelo de Peleş, considerado um dos mais belos da Europa. E com muita razão! Simplesmente, adorámos este castelo-palácio pela sua arquitectura num estilo neo-renascença envolvido pelas admiráveis montanhas dos Cárpatos. Uma verdadeira jóia da coroa!

Vista sobre o Castelo de Peleş

Nesse mesmo dia, partindo da estação de comboios de Sinaia, rumámos a Brașov, uma das cidades mais atrativas e visitadas da Transilvânia. Fomos deixar as nossas malas ao nosso hostel em pleno centro da cidade, ficando a descansar um pouco depois de um dia intenso de caminhadas.

À noite, deambulámos pelas ruas e deparámo-nos com uma cidade peculiar em vários aspectos: casas e construcções coloridas, diversos espaços de restauração em várias artérias do centro, uma vista privilegiada sobre vários pontos altos da cidade, desde castelos, igrejas e as montanhas. Estava garantido: no dia seguinte, teríamos muito por onde explorar.

E assim foi. Já de dia, a um sábado, encontrámos uma cidade repleta de locais e turistas numa movimentação frenética confundindo-se com a cor vibrante das construcções.

Construcções várias em Brașov

Vista sobre o Monte Tâmpa e o letreiro de Brașov

À tarde, subimos no teleférico (Telecabina Tâmpa) até ao monte Tâmpa, onde se pode desfrutar de uma magnífica vista sobre toda a região envolvente a Brașov. Tivemos sorte, pois ainda fomos a tempo de subir no último teleférico às 16h e descer num dos últimos às 17h. Foi um tempo mais que suficiente, uma vez que pudemos fazer fotografias e vídeos e apreciar a paisagem panorâmica desde o monte Tâmpa. Uma curiosidade é que, nesse monte, encontra-se, em tamanho grande, um letreiro da cidade – BRAȘOV – à semelhança do que acontece com o letreiro de “Hollywood” em Los Angeles. É um dos ex-líbris da cidade a par da bandeira da Roménia igualmente situada nessa zona alta.

Vista panorâmica sobre toda a cidade de Brașov

Ao final do dia, fomos buscar as nossas malas ao hostel, apanhámos um comboio directo para Bucareste e, durante a viagem de mais de 3h que tínhamos pela frente, fomos revivendo os momentos daqueles lugares incríveis que havíamos visitado. Fica uma certeza: havemos de voltar à Transilvânia: é um portal mágico da Roménia.

Registo num dos miradouros do Monte Tâmpa

Por agora, é tempo de serenar o coração até à próxima aventura.