8 PARQUES DE BUCARESTE, AO ENCONTRO DA NATUREZA

Somos a poeta & o atleta, projeto de viagens, poemas e paisagens. Irmãos & parceiros de aventuras, a Sandra é a poeta e o Ricardo é o atleta. Inquietos e afoitos, decidimos viajar pela Europa neste último trimestre de 2020. 

Quando chegámos à capital romena, Bucareste, sem ter desenhado previamente um roteiro de locais a conhecer (desta vez, nesta matéria, decidimos deixar-nos levar completamente pela intuição e pelo improviso), optámos por pesquisar quais os principais pontos verdes da cidade. Qual não foi o nosso espanto quando descobrimos que existe uma mão cheia de jardins e parques para visitar.

Considerando que cada parque se espraiava por grandes hectares de terra (área do parque) e água (área do ou dos lagos), optámos por dedicar um dia inteiro a cada parque. Até pode parecer muito, mas não – foi um investimento ganho a todos os níveis. A beleza inebriante de cada área verde de Bucareste foi, para nós, um acontecimento. Nunca nos passaria pela cabeça que a capital romena albergasse tanta concentração de riqueza natural e paisagística por hectare.

Não podemos deixar de recomendar a todos os viajantes e turistas uma rota obrigatória por todos os principais parques da cidade. Para que isso aconteça, deixamos abaixo uma lista de 8 parques que valem a pena a ser explorados de uma ponta a outra durante uma estada de maior duração na capital romena.

A natureza é o grande património de Bucareste e isto ninguém nos tinha contado. Agora, é um segredo só nosso.

 

***

 

📍Jardins Cișmigiu





É o jardim mais antigo da cidade e um dos mais visitados. Com uma ambiência romântica, foi projectado pelo arquitecto paisagista vienense Carl Wilhelm Friedrich Meyer, tendo sido inaugurado em 1847. O nome do jardim deriva da palavra turca “bebedouro”, çe şme. Nessa época, 30 mil árvores foram trazidas das regiões montanhosas da Roménia, já as espécies mais exóticas de árvores e plantas foram trazidas de Viena, Áustria.

Quando entramos no parque, ficamos encantados com os tapetes coloridos envergando flores de uma beleza singular, que percorrem todo o parque ao longo de extensos carreiros. Por lá, encontramos vários espaços por onde as pessoas se espalham em acalmia e contemplação. Por entre velhas tílias e plátanos, surge a meio um lago, que se transforma em pista de remo em dias quentes e em pista de patinagem em dias invernais.

Localização: Grădina Cișmigiu, Bulevardul Regina Elisabeta, București 030167

 

***

 

📍Parque Carol I

 



Desenhado pelo arquitecto francês Eduard Redont, o Parque Carol I é um ótimo local para fazer longas caminhadas na natureza, praticar desporto, relaxar e desfrutar das vistas panorâmicas da cidade.

Logo à entrada, vê-se ao longe um imponente mausoléu de granito vermelho, sendo considerado o marco mais importante do parque. Durante o período comunista da Roménia (e ainda hoje), a área circular abaixo do monumento preservava os restos mortais de alguns dos membros mais importantes da Nomenklatura ("casta dirigente" da União Soviética). Contudo, o parque guarda muitos outros segredos e mistérios. É um autêntico labirinto para ser explorado. Um paraíso em altura e profundidade, com uma longa escadaria desde onde se visualiza o grande lago e as redondezas da capital.

Localização: Parcul Carol I, Bulevardul Mărășești, București

 

***

 

📍Parque Alexandru Ioan Cuza

 




Embora Alexandru Ioan Cuza Park seja o nome oficial desta vasta área verde, é geralmente conhecido como Parque IOR (nome retirado de uma fábrica chamada “Întreprinderea Optică Română”). Este parque também é conhecido como Parque Titan, devido ao nome de seu lago e da região em que se situa. O parque oferece uma vegetação exuberante espalhada por uma superfície de 85 hectares. Grande parte dessa área é coberta pelo lago Titan - uma bacia hidrográfica de origem natural com cinco ilhotas que é possível explorar de barco.

Para quem gosta de atividade física, o parque oferece múltiplas áreas desportivas, desde campos de basquetebol, pingue-pongue, um parque para skates, parques infantis e até um pequeno teatro ao ar livre, perfeito para apresentações na temporada de Verão.

Ainda integrado no recinto do parque, é possível aceder ao ParkLake Shopping Center, complexo comercial de enorme dimensão projectado com charme, sofisticação e altamente moderno, tendo vista privilegiada sobre a natureza.

Localização: Parcul Alexandru Ioan Cuza, Strada Baba Novac, București

Localização ParkLake Shopping Center: Strada Liviu Rebreanu nr. 4, București 031749

 

***

 

📍Parque Tineretului

 




Traduzido do romeno, seria “Parque da Juventude”. O parque, que foi criado em 1965 e concluído em 1974, foi projectado pelo arquitecto Valentin Donose. Foi concebido para ser o principal espaço recreativo do sul de Bucareste. Chega a atrair uma média de 7.800 visitantes num dia de fim-de-semana.

Além de extensas áreas verdes, o parque possui um enorme lago navegável, utilizado por barcos de lazer no verão. O Parque Tineretului conta com a Sala Polivalentă, uma das maiores salas multifuncionais de Bucareste, usada para concertos e eventos desportivos.

Localização: Youth Park (Parcul Tineretului)

 

***

 

📍Parque Lumea Copiilor

 




Conhecido como Children's World Park, este parque é uma autêntica Disneylândia romena. Na área sudoeste do parque, está reservada uma área infantil chamada "Orăşelul Copiilor" (Children's Town Bucharest), onde é possível encontrar diversos carrosséis, casas alusivas ao universo infantil, roulottes com pipocas, milho doce e assado, gelados, crepes, e outras comidas típicas. Este recinto é verdadeiramente mágico, sendo ideal para todas as idades. Há um mini-comboio disponível para quem quiser percorre todo o recinto do parque. Mais recentemente, o espaço foi reformulado, de modo a albergar novos bares, áreas de lazer e outras atracções foram construídas.

Ficámos rendidos ao ambiente de pura descontracção e alegria de miúdos e graúdos e, claro, patudos que se intensificou ao final do dia, após o horário de trabalho e de escola.

Localização: Children's World Park (Parcul Lumea Copiilor)

 

***

 

📍Parque Natural Văcărești

 


Um delta urbano com 189 hectares, o parque natural de Văcăreşti é uma das mais novas adições à lista de espaços verdes em Bucareste. Inicialmente, pensado para ser um lago, parte do sistema de defesa da cidade contra enchentes, depois de ficar sem uso por mais de 20 anos, o espaço foi recuperado pela própria natureza.

A sua área abriga mais de 95 espécies de pássaros, várias espécies de animais protegidos, como, por exemplo, a lontra euro-asiática. Em 2016, o parque tornou-se o primeiro parque urbano natural da Roménia, bem como a primeira área natural protegida da capital romena.

Localização: Vacaresti Park Nature Reserve (Parcul Natural Văcărești)

 

***

 

📍Parque Nacional

 




O Parque Nacional, anteriormente designado Parque 23 de Agosto, abriga o Complexo Desportivo Nacional e a Casa do Futebol, sede da Federação Romena de Futebol e adjacente ao estádio Arena Nacional.

Foi projectado para ser "um oásis de verde" para os bairros populares da zona leste da capital.

O parque tem um pequeno lago e uma ilha. Tendo em conta que alberga um complexo desportivo, existe uma grande quantidade de espaços para a prática de desporto, desde mesas de pingue-pongue, campos de ténis e de futebol, pistas para corrida e equipamentos desportivos/fitness.

Caminhando poucos metros, chega-se ao principal estádio de futebol de Bucareste, no Lia Manoliu Sports Complex, o Arena Nacional.

Localização: National Park (Parcul Național)

 

***

 

📍Parque Regele Mihai I

 




O Parque Regele Mihai I, que originalmente tinha o nome de Parque Herăstrău, foi inaugurado em 1936. O nome mudou oficialmente em Dezembro de 2017 para homenagear o homónimo rei romeno após a sua morte no mesmo mês. No entanto, o parque ainda é conhecido como Parque Herăstrău, entre muitos dos habitantes locais, nome também dado a um dos lagos dentro do próprio parque.

Apesar de termos feito todo o percurso a pé, recomendamos visitar o parque de bicicleta ou trotinete dada a sua grande extensão que acompanha toda a bacia hidrográfica dos vários lagos. Como opção alternativa, pode-se andar de barco, acedendo a todos os recantos dessa área encantadora.

Localização: King Mihai I Park (Parcul Regele Mihai I)

 


***

 


Comentários