Diário de Viagem 1 | Porto-Bérgamo-Bucareste

Que comece a viagem!

É este o nosso lema. Desde 2018 que temos viajado juntos, tendo percorrido várias cidades em Portugal, Espanha, França, Itália e Suíça. As nossas personalidades definem o nosso estilo de viagem – inquietas, trepidantes, extasiantes. Sempre que temos a oportunidade de comprar um bilhete de ida para uma cidade em específico, fazemos por conhecer todas as cidades e vilas próximas à volta, aproveitando para explorar ao máximo toda a região envolvente.



Na Ponte dos Carcavelos em Aveiro (Portugal) - foto de Zé Lu


Em Fevereiro passado, quando fomos do Porto (Portugal) para Bordéus (França), visitámos Carcassonne e Toulouse de autocarro, regressando a partir desta última cidade para Portugal. Já quando viajámos até Milão, optámos por aproveitar para conhecer outras cidades do norte de Itália, neste caso, Veneza, Pádua e Verona, desta vez de autocarro e de comboio. Tendo como base Milão, deslocámo-nos também até à região dos lagos, do lado italiano, em Como e Bellagio, e, do lado suíço, em Lugano.


Ricardo em Veneza (Itália) & Sandra em Lago di Como (Itália)


A partir da nossa última viagem a Itália e à Suíça, em Agosto passado, começámos a esboçar a ideia de fazer uma viagem pela Europa apenas com bilhete de ida. Após várias pesquisas, várias possibilidades em cima da mesa, vários roteiros em mente, chegámos à conclusão de iniciar o nosso roteiro pela Roménia. Por várias razões: por facilidade na chegada desde Portugal, fazendo apenas uma escala em Milão Bérgamo e por estar livre de restrições na entrada face ao cenário de contingência actual, por ser um país culturalmente interessante, rico e apaixonante, por ter um nível de vida mais baixo e mais barato semelhante ao de Portugal, e pela curiosidade inerente do desconhecido – ingrediente secreto para qualquer viajante e/ou aventureiro.


Sandra e Ricardo no Parque Cișmigiu em Bucareste (Roménia)


No dia 24 de Setembro, às 6h da manhã, partimos do aeroporto do Porto em direcção à nossa primeira paragem: Milão Bérgamo. Tendo cerca de 7h de tempo livre até ao próximo voo até ao nosso destino final, Bucareste, aproveitámos para conhecer a cidade italiana de Bérgamo. Não foi por acaso que optámos por fazer escala em Bérgamo, pois anteriormente, na nossa última viagem a Itália, já tínhamos equacionado visitar essa cidade, contudo, foi desta vez que conseguimos concretizar esse desejo e, podemos dizer, superou todas as nossas expectativas. 


Bérgamo. Vista panorâmica desde a Cidade Alta (Città Alta)


Adorámos o encanto pitoresco da cidade – recomendamos muitíssimo! Combinar paisagens esbeltas com arquitectura, história e tradição tipicamente italianas é uma combinação perfeita. Ficámos boquiabertos com a beleza natural e arquitectónica dos vilarejos em torno da cidade. Apanhámos um autocarro no aeroporto até à Cidade Alta (Città Alta) e de lá vislumbrámos toda a envolvente paisagística até perfazer o tempo limite de regresso ao aeroporto.


                                                    
Bérgamo. Vista para a Cidade Baixa (Città Bassa)


Embarcámos por volta das 19h30 em direcção a Bucareste, chegando às 22h. Junto à saída do aeroporto, tínhamos um autocarro que nos levaria até ao centro da cidade, deixando-nos a cerca de 400 metros do nosso apartamento. Chegando à capital romena em plena noite, deparámo-nos com um cenário deveras surpreendente: na zona velha da cidade (Old Town) há imensos bares, cafés e restaurantes onde se reúnem pessoas, sobretudo jovens e adultos, para conviver, dançar e celebrar. 


Noite na zona velha (Old Town) de Bucareste 


Há uma cultura da festa e da alegria que muito nos surpreendeu, também muito por conta das contingências actuais. Questionámo-nos várias vezes se estaríamos em 2020, pois o clima das ruas e a expressão das pessoas é de total à-vontade, com manifestação de afecto, boa disposição e calor humano. 

Após esse choque inicial, pela positiva, fomos descansar. O turbilhão de emoções estava só a começar…


***




Comentários